domingo, 22 de maio de 2011

O ensino como interatividade, cooperação e colaboração na EAD

O tema interatividade foi criado na década de 70 com o envolvimento do indivíduo através  do computador, denotando assim, uma nova modalidade dee ensino que interage uma pessoa, com outra pessoa como aborda muito bem Marcos Silva.

Esse tema ainda é novo na área de educação, e ainda um pouco confuso diante dos grandes teóricos da área.
A interação na EAD diz respeirto à relação entre alunos, professores e tutores através das novas tecnologias de massa.

Na EAD existe a interação síncroma que se desenvolve através da comunicação ao mesmo tempo, porém com indivíduos que se econtram em lugares distintos.

Já na interação assíncrona os participantes não precisam estar interados ao mesmo tempo. Cita-se o exemplo de e-mail, que faz parte da comunicação escrita e que cada pessoa ao receber pode o ler no momento que lhe for oportuno.

O professor de EAD deve ser o mediador, compreensivo, coerente e sempre objetivando direcionar o estudante para novos conhecimentos. Nesta abordagem cita-se Lev Vygotsk com sua excelente teoria da importância da mediação para o desenvolvimento do sujeito de acordo com a cultura. Logo a aprendizagem se fará do exterior para o interior contrariamente os conceitos do Psicólogo Jean Piaget. A resolução de conflitos é fundamental por parte do professor. Neste aspecto, o foco se fará numa das sete inteligências múltiplas ( inteligência interpessoal e intrapessoal como salientou o psicólogo norte-americano, cognitivo e educacional Haward Gardner ).

Trabalho apresentado por Paula e Cláudia no dia 20 de maio de 2011, na Faculdade Anchieta do Recife

Um comentário:

  1. Muito boa síntese.
    Só que vamos esclarecer a abordagem interação e interatividade.
    Estes temas são considerados na EAD. Só que:
    1. Silva (2004) ressalta o termo Interatividade pois começou ser usado na década de 1970, com o advento das tecnologias da Informação e comunicação (TICs). E enfatiza que a origem do termo interação veio da relação de reagentes químicos e físicos. Mas, a interatividade, caracteriza-se na relação das pessoas através e com as TICs.
    2. Já Primo (2007) não aceita este termo, enfatiza ser uma interação. E que a abordagem interatividade é invenção.

    Aceitamos a abordagem de Silva, por ser mais lógica.
    Logo, caracterizamos a interatividade como sendo: síncrona (todos juntos ao mesmo tempo) e assíncrona (não juntos ao mesmo tempo).

    Ficou mais claro???

    ResponderExcluir